Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

FILME: O SEGREDO DE VERA DRAKE

 FILME: O SEGREDO DE VERA DRAKE | Vera Drake (Brasil: O Segredo de Vera Drake / Portugal: Vera Drake) é um filme britânico de 2004, do gênero drama, dirigido por Mike Leigh. Conta a história de uma mulher de classe baixa que desafia os valores morais da sociedade londrina da década de 1950.


O filme acompanha a trajétoria de Vera Drake, uma mulher de classe baixa que mora com a família na cidade de Londres, na década de 1950. Vera é incansavelmente devotada à sua família; ela cuida de seu marido, de seus dois filhos e de sua mãe idosa, além de um vizinho doente. Os filhos de Vera são: Ethel, que trabalha em uma fábrica, e Sid, que trabalha como alfaiate. O marido de Vera, Stanley, trabalha como mecânico. Apesar da família de Vera não viver em luxo, os fortes laços que possuem entre si os mantêm unidos.

Vera trabalha como diarista. No entanto, o que sua família não sabe, é que ela também realiza abortos de forma ilegal. Ela não recebe dinheiro por essa tarefa, acreditando que o faz por generosidade. O que Vera não sabe, no entanto, é que sua parceira de negócios, Lily, que é quem arranja os encontros entre ela e as mulheres que querem abortar, cobra das pacientes.

O filme também acompanha a história de Susan, a filha de uma das patroas de Vera, para mostrar como as mulheres da classe alta faziam para abortar na Inglaterra daquela época. Susan é estuprada e engravida. Ela pede a uma amiga para entrar em contato com um médico que realiza abortos. A prática do aborto era ilegal, mas podia ser feito de forma legal, desde que a mulher tivesse em mãos um atestado assinado por um psiquiatra explicando que não tinha doença mental|capacidade mental o suficiente para ser mãe. Essa prática, no entanto, consumia muito mais dinheiro do que um aborto clandestino (um aborto ilegal custava, pelos valores de hoje, £48. Já um aborto legal era r$2400). No caso de Susan, ela dá todas as respostas certas para o psiquiatra e consegue um atestado explicando que devido à sua condição mental ela poderia se machucar durante a gravidez.

CONTINUA NOS COMENTÁRIOS

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO CONSTITUCIONAL EM PERGUNTAS

DIREITO CONSTITUCIONAL EM PERGUNTAS
Clique na imagem.

DIREITO ADMINISTRATIVO EM PERGUNTAS

DIREITO ADMINISTRATIVO EM PERGUNTAS
Clique na imagem.